“Vivência em Fundição na Terra”
COM JORGE MANILLA - MÉXICO
Trabalho e me especializo nesta técnica há anos, sempre estudando, pesquisando e atualizando meus conhecimentos, por isso é um prazer oferecer essa curta experiência durante minha estadia no Brasil.
Atualmente, a fundição de metais é um processo complexo e intrincado que exige química exata e execução impecável, porém tem sido simplificada e até banalizada como uma técnica menor ou rápida. Embora os métodos atuais sejam relativamente novos em comparação com a história da civilização humana, a primeira fundição de metais data de cerca de 4000 aC. Esta técnica vem sendo utilizada desde a Mesopotâmia, Egito, China para citar algumas culturas relevantes, sua importância tem sido no uso de diferentes metais e constante adaptação.
Vivência consiste em uma introdução à técnica de fundição em terra com diferentes metais, uma experiência introdutória onde os participantes terão uma demonstração da primeira fase da técnica e irão desenvolver uma peça simples em dois ou três metais.
AULA PRESENCIAL
"Vivência em Fundição na Terra"
Aula presencial laboratório Núcleo
Em breve novas datas!
JORGE MANILLA - MÉXICO
Jorge Manilla é um artista nascido na Cidade do México que vive e trabalha em Oslo, Noruega e Ghent Bélgica. Nos últimos anos, Manilla ganhou o título de rebelde e subversiva com seu forma de transformar materiais rompendo todos os esquemas e normas do que que entendemos quando pensamos em joias contemporâneas. Depois de obter seu mestrado em 2006 na St Lucas University College of Art e Design em Antuérpia, Bélgica, Manilla continuou trabalhando como artista independente e como educador de arte em diferentes instituições na Europa, além disso, na América Central e do Sul, como Brasil, Chile e Argentina. , lugares onde Manilla é atualmente muito ativa como tutora remota. Jorge Manilla também foi professor em diferentes instituições na Bélgica, como a Royal Academy of Fine Arts de Antuérpia, em paralelo à sua prática professor. Em 2017 Jorge obteve o título de Doutor em Artes Visuais decorrente do seu pesquisa de doutorado entre 2014 e 2017, sob o nome de & quot; Outros órgãos ” realizado na Royal Academy of Fine Arts de Antuérpia, Bélgica No mesmo ano Manilla obteve o cargo de Professora da área temática de metais e joias artísticas na National Academy of Arts em Oslo, Noruega, uma posição que ele continua a ocupar em tempo integral até hoje. Manilla está constantemente ativa como Professora Visitante em diferentes instituições oficiais, bem como organizações privadas independentes, como crítico e tutor de programas de arte, além de ministrar workshops sobre processos criativo, técnico e conceitual. Seu trabalho foi adquirido por vários museus, coleções e fundações privadas de todo o mundo. Jorge Manilla tornou-se uma pessoa chave no desenvolvimento e promoção de projetos relacionados à joalheria em todo o mundo. Algumas de suas atividades anuais ao lado de sua prática artística são: Semana de joias de Atenas, Atenas Grécia Júri de seleção de trabalho internacional para a exposição central. Bienal Latino-americana de Joalheria Contemporânea, Buenos Aires Argentina, organizado por Joyeros Argentinos, Júri de Premiação Internacional. Brazil Jewellery Week, assessora artística do projeto e seleção de artistas e gestão de conferências. Budapest Jewellery Night, Budapeste Hungria, Júri de Seleção da Exposição central Melting Point Valencia, colaborador e contribuidor de propostas de exposições em cada edição