top of page

LABORATÓRIO DE NANO CERÂMICA
COM ANA VILLALBA - MÉXICO

Venha participar de um laboratório  imersivo de criação de joias coloridas com Ana Villalba,

A nano cerâmica é uma técnica muito interessante que, por meio de um processo eletrolítico, deposita uma fina camada de partículas coloridas sobre peças de metal que podem ser prata, ouro, bronze, cobre e/ou latão, sendo que o material selecionado afeta significativamente a cor final da peça. Os acabamentos e/ou texturas diferentes ou combinadas permitem alcançar diversas expressões com o uso da cor. 

LABORATÓRIO DE NANO CERÂMICA

Aula  presencial

 DIAS 27 E 28 DE NOVEMBRO

10h às 17h

23/11

1. Introdução ao processo e suas possíveis aplicações.

2. Conhecimento e compreensão da técnica.

3. Seleção e preparação das peças: limpeza, desengorduramento, conexões, secagem.

4. Preparação do recobrimento nano cerâmico para aplicação: saturação de cor, gamas de cores.

5. Cura das peças.

 

 

 

24/11

1. Seleção e preparação das peças: limpeza, desengorduramento, conexões, secagem.

2. Preparação do recobrimento nano cerâmico para aplicação: combinação de cores, criação de grumos ou relevos (texturas).

3. Cura das peças.

4. Apresentação dos resultados finais e compartilhamento de experiências.

.

valor:R$1.600,00 parcelado em ate 3x

IMG_1909.jpeg
IMG_9981.jpeg
IMG_1815.jpeg
IMG_9935.jpeg

ANA VILLALBA

MÉXICO

Ana Villalba é natural de San Luis Potosí, designer industrial de formação e atua como professora desde 2009.

 

Vinda de uma família com uma tradição joalheira de 100 anos, ela se introduz nesse universo e, a partir de 2012, começa a explorar sua própria linguagem. Em 2017, inaugura o Batek, seu ateliê de joalheria, onde oferece cursos voltados para os apaixonados por joalheria, proporcionando uma experiência de aprendizado.

 

Foi finalista do primeiro concurso de Joalheria Contemporânea 2016 "La Colecta", plataforma de indústrias criativas em Puebla. Foi selecionada como uma das dez promessas de 2018 pela Plataforma de Design Mexicano, do Centro de Design de Joalheria de Guadalajara, Jalisco. Em 2019, participou da exposição de joalheria contemporânea “Pequeñas arquitecturas”, no Museu Francisco Cossío. Nesse mesmo ano, fez uma residência em Barcelona para aprimorar suas técnicas especializadas.

 

Em 2021, recebeu o reconhecimento de peça destacada com o broche "Maurilia" na III Bienal Latino-Americana de Joalheria Contemporânea "Abran Cancha", organizada por joalheiros argentinos.

 

Suas peças foram selecionadas para participar da Brazil Jewelry Week, na terceira edição (2021) com a série "Cuerpos Aparentes" e na quarta edição (2022) com a série "Fragilidade Interna", além de integrar o grupo de estudo Múltiple, sob a tutoria de Jorge Manilla, com a série "Fragmentos de um Sonho" na exposição realizada na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, Brasil.

 

Sua escola de joalheria, Batek, foi selecionada para participar da Brazil Jewelry Week nos anos 2020, 2021 e 2022.

 

Ana participou como palestrante em diversas ocasiões sobre joalheria: em 2019, no Museu de Arte Contemporânea de San Luis Potosí, com o tema "A Criação do Objeto"; em 2022, no Centro de las Artes, abordando "Desafios do Ensino e da Prática da Joalheria"; em 2023, no Museu Francisco Cossío, com a palestra "A Mulher e o Ofício da Joalheria"; e no Simpósio BJW, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, Brasil, onde conversou com outras escolas de joalheria sobre a educação informal no campo da joalheria latino-americana.

 

Colaborou com o joalheiro e artista contemporâneo Jorge Manilla na organização da primeira Jornada de Diálogos sobre Joalheria Contemporânea (2022) e no Simpósio de Joalheria "Provocações" (2023), no Centro de las Artes de San Luis Potosí.

 

Em novembro de 2023, venceu a quinta edição da Brazil Jewelry Week com a série de peças "Imperfecta Armonía", recebendo o prêmio concedido pela escola de joalheria Núcleo.

 

Atualmente, continua desenvolvendo sua marca e consolidando sua escola, o Batek, ateliê de joalheria.

WhatsApp-icone.png
bottom of page