“Desejando com nossas mãos”
-Uma experiência entre o racional, o emocional, o místico e o real-
COM JORGE MANILLA - MÉXICO
Tendo como principais ferramentas os mapas conceptuais, os participantes deste workshop irão desenvolver estratégias e ferramentas que lhes permitam descobrir diferentes níveis de pensamento e criação.
Em quatro dias, os participantes encontrarão associações e representações entre ideias e conceitos, bem como os passos para a materialização e execução de joias, utilizando diferentes técnicas e metodologias de pensamento e diferentes pontos de partida no processo criativo.
AULAS PRESENCIAIS
"Desejando com nossas mãos "
-Uma experiência entre o racional, o emocional, o místico e o real-
Aulas presenciais laboratório Núcleo
Duração: 20 horas
Dias/Horários: em breve novas datas!
A partir da exploração de um amplo repertório de ferramentas e metodologias escritas e visuais, o workshop buscará que os participantes formem uma visão crítica, analítica e ativa do fazer e do desenvolvimento criativo entre ideias e materiais para otimizar suas práticas artísticas.
Da mesma forma, nos propomos a refletir sobre as peças desenvolvidas e a leitura que pode ser dada a elas.
Abordaremos e descobriremos problemas nas representações e percepções das visões artísticas contemporâneas e na posição que o artista assume ao criar e tomar decisões.
O workshop assenta na análise, conceptualização e execução de uma joia ou objeto, bem como na definição e leitura dos elementos significativos na narrativa da peça.
Os resultados materializam uma profunda análise e discussão de temas atuais em nosso campo como:
Público e Privado, racional e místico, tradição e experimentação, valioso e o banal.
JORGE MANILLA - MÉXICO
Jorge Manilla é um artista nascido na Cidade do México que vive e trabalha em Oslo, Noruega e Ghent Bélgica. Nos últimos anos, Manilla ganhou o título de rebelde e subversiva com seu forma de transformar materiais rompendo todos os esquemas e normas do que que entendemos quando pensamos em joias contemporâneas. Depois de obter seu mestrado em 2006 na St Lucas University College of Art e Design em Antuérpia, Bélgica, Manilla continuou trabalhando como artista independente e como educador de arte em diferentes instituições na Europa, além disso, na América Central e do Sul, como Brasil, Chile e Argentina. , lugares onde Manilla é atualmente muito ativa como tutora remota. Jorge Manilla também foi professor em diferentes instituições na Bélgica, como a Royal Academy of Fine Arts de Antuérpia, em paralelo à sua prática professor. Em 2017 Jorge obteve o título de Doutor em Artes Visuais decorrente do seu pesquisa de doutorado entre 2014 e 2017, sob o nome de & quot; Outros órgãos ” realizado na Royal Academy of Fine Arts de Antuérpia, Bélgica No mesmo ano Manilla obteve o cargo de Professora da área temática de metais e joias artísticas na National Academy of Arts em Oslo, Noruega, uma posição que ele continua a ocupar em tempo integral até hoje. Manilla está constantemente ativa como Professora Visitante em diferentes instituições oficiais, bem como organizações privadas independentes, como crítico e tutor de programas de arte, além de ministrar workshops sobre processos criativo, técnico e conceitual. Seu trabalho foi adquirido por vários museus, coleções e fundações privadas de todo o mundo. Jorge Manilla tornou-se uma pessoa chave no desenvolvimento e promoção de projetos relacionados à joalheria em todo o mundo. Algumas de suas atividades anuais ao lado de sua prática artística são: Semana de joias de Atenas, Atenas Grécia Júri de seleção de trabalho internacional para a exposição central. Bienal Latino-americana de Joalheria Contemporânea, Buenos Aires Argentina, organizado por Joyeros Argentinos, Júri de Premiação Internacional. Brazil Jewellery Week, assessora artística do projeto e seleção de artistas e gestão de conferências. Budapest Jewellery Night, Budapeste Hungria, Júri de Seleção da Exposição central Melting Point Valencia, colaborador e contribuidor de propostas de exposições em cada edição